Fundada em 1894, o local conhecido como Ipanema era uma chácara e não um bairro, embora existissem algumas construções. Esta chácara pertencia ao Conde de Ipanema, um importante comerciante e capitalista da capital do império que em 1894 fundou a Villa Ipanema.
Com o loteamento, Ipanema desenvolveu-se antes do Leblon, mas as terras de Ipanema, segundo alguns afirmam, também pertenceram anteriormente a um francês, Charles Le Blond, que também era dono de terras que hoje fazem parte do bairro do Leblon, uma homenagem ao empresário, dono de parte das terras da orla da zona sul.
Ipanema é um bairro de atmosfera tranquila e leve, com tudo de que se precisa numa distância que por muitas vezes dispensa o uso de veículos para fazer qualquer tipo de deslocamento. O comércio e os serviços estão presentes no eixo da Rua Visconde de Pirajá, uma via arborizada, com calçadas largas, ótima tanto para um passeio, quanto para encontrar o necessário para o dia a dia. As demais ruas do bairro são menores, onde predominam prédios residenciais, casas antigas e alguns bares e restaurantes. No centro do bairro está localizada a Praça Nossa Senhora da Paz, que une uma grande área verde com uma estação metrô com dois acessos.
Seja bem-vindo!